JARDIM COLEÇÃO - PAISAGISMO COM DIVERSIDADE E RIQUEZA DE ESPÉCIES
- Menciona Marcel Rodrigues
- 26 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de jun. de 2024

Paisagismo Marcel Rodrigues - Foto: Nykolas Sevdalis
O conceito de jardim coleção está não é tão comum mas está ganhando força entre paisagistas que amam usar diversidade de plantas no projeto. Marcel Rodrigues proprietário e paisagista da Allamanda Paisagismo é um dos pioneiros nesse campo, criando espaços que funcionam como verdadeiros museus vivos de botânica.

Paisagista Marcel Rodrigues no Podcast Arte da Mata
"O meu primeiro jardim coleção foi um projeto desafiador em Campos do Jordão, onde trabalhamos com plantas de clima temperado em uma área de 55 mil metros quadrados", conta Marcel. "A ideia era criar um espaço que não só fosse belo, mas também educativo, mostrando a diversidade e a beleza das plantas de diferentes regiões do mundo".
Marcel acredita que esses jardins podem servir como importantes ferramentas educacionais e de conservação.

Projeto do paisagista Marcel Rodrigues - Foto: Nykolas Sevdalis
"Cada planta tem uma história e um valor ecológico. Criar um jardim coleção é como montar uma exposição botânica permanente, que pode inspirar e educar as pessoas sobre a importância da diversidade vegetal", explica.
Marcel também comenta que não é fácil nem rápido implantar um jardim coleção, o projeto vai se moldando com o tempo, pois a ideia é ir encontrando novas espécies produzidas e introduzindo ela no jardim de forma organizada e esteticamente coerente.
Sendo assim, um jardim de coleção vai na contramão do imediatismo, criando um vínculo profissional de longo prazo entre o paisagista e o cliente. Esse tipo de jardim promove um interesse mútuo na ampliação botânica, resultando em um paisagismo único e diversificado, verdadeiras obras-primas construídas com paciência e tempo.
Projeto do paisagista Marcel Rodrigues - Foto: Acervo pessoal de Marcel
Além de apresentar uma pluralidade de cores, formas, texturas e portes de plantas, esses jardins costumam atrair diversos insetos polinizadores e avifauna, tornando-se ricos não apenas em variedade botânica, mas também em diversidade de seres que contribuem para sua biodiversidade.
Jardins de coleção então representam uma abordagem genuína de sustentabilidade, oferecendo benefícios reais para a natureza e para aqueles que cultivam e apreciam.
Se você é paisagista e ainda não fez um, que tal propor para aquele seu cliente que ama plantas?
Aproveite e assista na integra o episódio do podcast Arte da Mata com Marcel Rodrigues.

Escrito por Luan Silva
Jornalista
Comments